-
Arquitetos: LCA Architetti / luca compri architetti
- Área: 190 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Simone Bossi
-
Fabricantes: Senini
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é uma residência unifamiliar projetada especificamente para um arqueólogo. O volume é um paralelepípedo simples, com uma base retangular na qual se inseriram e fixaram outros blocos de formato cúbico, completamente revestidos em pedra.
Do ponto de vista material, o edifício remete às texturas de tijolos das antigas paredes e as grandes pedras cortadas que frequentemente interrompiam as aberturas como lintéis ou pedras angulares.
Nesta casa, substituímos os tijolos por blocos de concreto estriados reutilizados e a pedra por peças de mármore e blocos de travertino. O edifício conta com dois pavimentos: no térreo há um grande e luminoso salão com uma cozinha, uma sala de jantar e um pequeno banheiro; no pavimento superior encontram-se os dormitórios, dois banheiros principais e o escritório particular do cliente.
Todas as janelas interagem com a paisagem circundante caracterizada por vinhas e campos cultivados. Os materiais utilizados são todos recuperados de pedreiras desativadas ou aterros de materiais de construção. O edifício também foi melhor isolado para reduzir o consumo de energia ao mínimo possível.
De um ponto de vista arquitetônico: queríamos projetar um edifício contemporâneo reinterpretando o antigo; queríamos um edifício mineral simples e primitivo, capaz de vibrar diferentemente na luz de manhã, tarde e noite; queríamos recuperar materiais que não são mais usados para dar uma nova vida e reduzir o impacto no meio ambiente; queríamos uma casa cheia de luz em seu interior doméstico.
Simplesmente, queríamos dar a nosso cliente uma casa que tivesse sua alma e suas paixões pela história e a arqueologia.